top of page

Equipe do Conselho Nacional de Justiça encerra inspeção no TJRJ

Atualizado: 4 de abr. de 2022

A equipe do Conselho Nacional de Justiça anunciou, na tarde da última sexta-feira (25/03), que finalizou a inspeção para verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais de primeiro e segundo graus do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O trabalho, realizado por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, teve início na última segunda-feira (21/03).


As inspeções foram realizadas das 9h às 18h em 97 unidades. Também foram inspecionadas serventias extrajudiciais. Em reunião realizada no gabinete da Presidência do TJRJ, a ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora nacional de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, esclareceu que o relatório será votado no plenário do CNJ. Após a versão final, cada ponto apontado com necessidade de melhoria será submetido ao TJ para as devidas providências.


“Todos os resultados alcançados buscam o aprimoramento da prestação jurisdicional. O intuito é colaborar para que a Justiça do Rio permaneça sendo efetiva e célere. Agradeço aos magistrados e servidores pela forma cordial com que fomos recebidos”, disse.


O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, disse que eventuais falhas serão corrigidas.


“A vinda do Conselho Nacional de Justiça ao TJ é sempre um motivo para aprimorarmos a prestação jurisdicional. O nosso tribunal é aberto, transparente. Coloco o TJRJ disponível para possíveis esclarecimento de dúvidas quanto aos itens do relatório”.


Estiveram presentes na reunião o corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o segundo vice-presidente do Tribunal, desembargador Marcus Basílio, os juízes auxiliares da Presidência, Alexandre Teixeira, Rafael Estrela e Daniela Bandeira, além do desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro (TJSP) e da desembargadora Márcia Regina Dalla Déa Barone (TJSP), que atuaram na fiscalização, entre outras autoridades.


A inspeção ordinária foi instaurada pela Portaria número 16 do CNJ.





Da esquerda para direita: corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; ministra do STJ e corregedora nacional de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura; presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; e segundo vice-presidente do Tribunal, desembargador Marcus Basílio

Fonte: TJRJ Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ

bottom of page