Rio de Janeiro é o estado com maior acesso à Justiça no país













O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) é o que apresenta estruturas físicas mais acessíveis à população do estado, se comparado aos demais tribunais estaduais do país. De acordo com o relatórioJustiça em Números 2018, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta terça-feira, o Judiciário fluminense é o que possui o maior número de unidades judiciárias por município-sede (cidade que contam com comarcas judiciais). Ao todo, são 7,7 unidades em cada um dos municípios.

Um total de 88% dos municípios do Rio de Janeiro possuem comarcas. A cobertura é praticamente o dobro da média nacional, de 48,4%. Com isso, 99,6% da população fluminense vivem em municípios-sedes da justiça estadual. O número é bem superior ao total de 83,4%, registrado pelo CNJ na média nacional. O Rio também é destaque entre os tribunais estaduais de grande porte, superando a cobertura de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Percentual da População Residente em Municípios-Sedes de comarca da Justiça Estadual, em 2017, nos principais Tribunais de Justiça do país

RJ – 99,6%

SP – 87,4%

PR – 84,8%

MG – 81,5%

RS – 76,2%

Total Nacional – 83,4%

CHV/FB

Fonte: TJ RJ