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Datafolha: Cartórios são a instituição de maior confiança do país

Levantamento revela que 76% dos entrevistados estão satisfeitos com os serviços e desejam que outros documentos possam ser feitos diretamente nas unidades presentes em todos os municípios do país


Por Daniel Lobo

Em nova pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha os resultados comprovam que atualmente os Cartórios são as instituições de maior confiança do País, dentre todas as instituições públicas e privadas avaliadas.


A pesquisa contou com a participação de 944 entrevistados, sendo estes divididos nas quatro principais capitais, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, além do Distrito Federal. A pesquisa encomendada pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e pela Confederação de Notários e Registradores (CNR) foi realizada entre os dias 03 e 17 de maio e ouviu quase mil homens e mulheres acima de 18 anos.


Os entrevistados responderam questões de acordo com a divisão de serviços oferecidos pelos Cartórios, tais como: Notas, Registro Civil, Registro de Imóveis, de Títulos e Documentos, de Protestos e de Distribuição.


O resultado da pesquisa, em uma média de escala com números relacionados de zero a dez ficou em 7,9. Já a nota da média geral ficou em 6,3. Os números representam um aumento comparativo aos valores da pesquisa de 2015. Anteriormente, a média em escala tinha sido de 7,6 tendo um aumento de 0,3 nesse período. Por outro lado, a classificação geral teve um aumento de 0,1 nesse período, com o resultado da pesquisa anterior em 6,2.



O presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, reafirma que os Cartórios já tinham totais condições para trabalhar digitalmente, mas que ainda havia alguns empecilhos no caminho


“Você nasce e morre dentro do cartório. Além de ser fundamental, o Cartório está no dia a dia da população brasileira.”


Rogério Bacellar, presidente da CNR e da Anoreg-BR






Em segundo lugar duas instituições dividiram a posição sendo as Forças Armadas e a Polícia respectivamente, ambas com uma média de 7,0.


Na pesquisa anterior, os Correios tinham ficado com a segunda colocação, que nesta perdeu uma posição e vem tendo quedas nesses últimos anos. Por outro lado, bancos, construtoras de imóveis, empresas de internet e de telefonia, concessionárias de estradas, INSS e a prefeitura apresentaram melhorias em seus valores.


A análise dos números da pesquisa também mostrou que os Cartórios se mantêm como a atividade mais bem avaliada para 76% dos entrevistados, seguido pelos Correios com 55%.


Já em relação a importância dos serviços prestados, a pesquisa aponta que 72% o consideram importante, em razão da segurança jurídica que oferecem aos negócios pessoais e patrimoniais das pessoas.


Para os entrevistados, a imagem desta atividade é caracterizada pela seriedade, honestidade, confiança e credibilidade. Quando questionados sobre a qualidade dos serviços prestados, 72% dos entrevistados estão satisfeitos na avaliação de itens como cortesia e grau de conhecimento dos atendentes, qualidade do atendimento, fornecimento de informações necessárias, organização da fila de espera, tempo de espera para ser atendido e de realização do serviço, informatização, conforto e infraestrutura do local.


Outro destaque observado no levantamento é que a maioria dos entrevistados percebeu que houve melhorias nos Cartórios nos últimos 10 anos, e relacionam isso à informatização do setor e à prestação de serviços eletrônicos, razão pela qual o número de idas da população aos Cartórios reduziu 22% em relação à última pesquisa, em 2015, já que a maior parte dos atos notariais e registrais podem ser feitos pela internet.


O levantamento mostra ainda que a maioria dos entrevistados acredita que emissão de passaportes (57%), de documento único de identidade (66%), de registro de empresas (66%) e requerimentos previdenciários (62%) teriam melhor atendimento se fossem oferecidos pelos Cartórios.


A população (69%) também se mostrou contrária que as atividades prestadas pelos Cartórios sejam feitas por órgãos públicos, o que, segundo os entrevistados, traria mais burocracia, dificuldade, corrupção e custos.


Também se mostraram contrários que os serviços sejam prestados pela iniciativa privada (71%), o que, segundo os participantes da pesquisa, aumentaria os custos, a insegurança e a dificuldade.


Para o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/ SP) e atualmente reitor da UniRegistral, José Renato Nalini, os resultados da pesquisa refletem um grande conhecimento para a realidade na qual se encontra os serviços notariais e registrais do país, que tem passado por transformações e avanços significativos com o uso de novas ferramentas tecnológicas.


“A partir da Constituição de 1988, a melhor estratégia do constituinte viabilizou um sistema em que a seleção dos titulares das delegações extrajudiciais passou a basear-se em mérito. Os concursos realizados pelos Tribunais de Justiça recrutam os mais capazes e, além de serem seríssimos, são muito severos. Isso garante uma renovação dos quadros com pessoal extremamente qualificado” afirmou.


Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/ BR) e da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), entidades que reúnem todos os 13.563 Cartórios de Notas e de Registros do país, Rogério Bacellar, a avaliação positiva é reflexo do esforço da categoria para aprimorar os serviços, investindo principalmente em gestão e tecnologia.


“Nos dedicamos constantemente ao aperfeiçoamento do sistema, investindo em gestão, capacitação e tecnologia, para proporcionar ao cidadão segurança jurídica e acesso fácil, rápido e seguro aos serviços que prestamos”, ressaltou Bacellar. Nos últimos anos o segmento migrou 98% dos seus serviços para o meio eletrônico, que agora podem ser realizados pelos usuários na internet ou por meio de aplicativos.


O deputado federal eleito pelo PP/SP, Fausto Ruy Pinato, também exaltou os resultados da pesquisa relacionada aos Cartórios e disse que ela tem que ser reverberada por todo o país. “A cidadania oferecida pelos Cartórios é digna de aplauso e tem que se reverberada por todo o nosso país.


Parcerias com o INSS, Receita Federal, Detran e tantos outros órgãos, só demonstram que a capilaridade e a confiança no serviço dos Cartórios são extremamente relevantes para a nossa sociedade. Anteriormente, a pesquisa do Datafolha já apontou que os Cartórios são a instituição mais confiável do Brasil. Até hoje, penso que as serventias extrajudiciais gozam de grande reputação perante a sociedade, justamente por levar cidadania para a população em todos os lugares do país”, afirmou Fausto.


Fonte: Revista Cartórios com você.


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