Corregedoria e NUPEMEC firmam protocolo para ações integradas em prol da mediação



Com intuito de incentivar ações e projetos para incremento da adoção de meios alternativos de composição de litígios - mediação e conciliação, foi firmado um protocolo de ações integradas entre a Corregedoria Geral da Justiça e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC.


O termo foi assinado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e pelo presidente do NUPEMEC, desembargador César Cury, na quarta-feira (16/03). Também estavam presentes o desembargador Ricardo Couto, juízes auxiliares e diretores da CGJ.


Com a parceria, efetivos mecanismos de atuação conjunta serão viabilizados, como o treinamento de servidores em métodos consensuais de solução de conflitos.


O objetivo é promover a integração entre as unidades envolvidas, por meio do efetivo mecanismo de atuação conjunta, treinamento e avaliação, visando alcançar os respectivos objetivos, visões e valores estratégicos presentes no mapa estratégico do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em busca da eficiência, eficácia e efetividade no incremento da adoção de meios alternativos de composição de litígios, na valorização dos servidores e da carreira de Serventuário da Justiça e do aprimoramento da capacitação e das competências institucionais.


Trata-se de iniciativa pioneira na interação do NUPEMEC com organismos internos do Poder Judiciário Estadual e na utilização da mediação como forma de solução de conflitos nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.



Na foto, os desembargadores César Cury e Ricardo Cardozo com juízes auxiliares da CGJ e equipe da DGAPE-CGJ e NUPEMEC

Fonte: CGJRJ