top of page

COM SUCESSO DE PÚBLICO, SÃO LUÍS SEDIA 2º CONGRESSO DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL DO MARANHÃO



Com mais de 350 congressistas presentes, aconteceu, nos dias 10 e 11 de fevereiro no Hotel Luzeiros em São Luís/MA, o 2º Congresso de Direito Notarial e Registral do Maranhão.


O evento, realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Maranhão (ANOREG/MA) e com o apoio do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB/MA), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (ARPEN/MA), do Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CNB/MA), do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – Seção Maranhão (IRIB/MA), do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil – Seção Maranhão (IRTDPJ/MA) e da Associação de Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA), contou com a participação de notários, registradores, funcionários de cartórios, profissionais do direito, estudantes, além de representantes do Poder Legislativo, Executivo e do Judiciário.



O 2º Congresso de Direito Notarial e Registral do Maranhão teve como objetivo promover e fortalecer discussões sobre os principais temas que envolvem os notários e registradores nos últimos tempos, além de abrir espaço para a troca de conhecimentos com grandes nomes da área notarial e registral do país.


Nomes renomados da área notarial e registral do país estiveram presentes no evento como André VillaVerde, João Lamara Paiva, José Arimatéia, Letícia Maculan, Hércules da Costa Benício, Sônia Maria Andrade, André Gomes Neto, Luiz Paulo Souto, Ângelo Vargas, Mário Camargo Neto, Heber Lira, Thiago Faria e Murilo Moreno.


No primeiro dia de congresso, os participantes puderam prestigiar palestras com diversos assuntos de extrema importância para a área notarial e registral como “Gestão, liderança e inteligência emocional para profissionais dos Cartórios” com André Villaverde; “Tokenização de Negócios Imobiliários” com João Lamana Paiva e José Arimatéia; “Inovações do Registro Civil com a nova Lei Nº 14.382” com Leticia Maculan; “Atos Eletrônicos e Atas Notariais” com Hércules da Costa Benício e “Provocações da Lei Nº 14.382, na visão do RTDPJ” com Sônia Maria Andrade dos Santos.


Logo depois, tivemos a abertura oficial do 2º Congresso de Direito Notarial e Registral do Maranhão com a presença de Devanir Garcia, presidente da Anoreg/MA; Des. Paulo Sérgio Velten Pereira, presidente do TJ/MA; Des. José de Ribamar Froz Sobrinho, corregedor geral da justiça do Estado do Maranhão; Rogério Bacellar, presidente da Anoreg/BR; André Gomes Neto, presidente do IEPTB/BR; Genilson Gomes, presidente do Recivil e representando a Arpen/BR; José de Arimatéia, vice-presidente do IRIB/BR e representando o IRIB/BR; Hércules da costa Benício, presidente do CNB/DF e representando o CNB/BR; Sônia Maria Andrade, vice-presidente do IRTDPJ/BR e representando o IRTDPJ/BR e Sarah Morais, presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MA.


Abrindo a cerimônia, o presidente da Anoreg/MA, Devanir Garcia, saudou todos os presentes na mesa solene, enfatizou a importância da realização do evento para a classe extrajudicial maranhense e desejou um ótimo congresso a todos os presentes. “Declaro aberto o 2º Congresso de Direito Notarial e Registral do Maranhão, agradecendo a presença de todos os presentes, de todas as instituições parcerias nesse grande momento para nossa classe e em especial ao Poder Judiciário maranhense, nas pessoas do Des. Paulo Sérgio Velten Pereira, presidente do TJ/MA, e do corregedor geral, Des. José de Ribamar Froz Sobrinho”, enfatizou.


Fechando a noite com chave de outro, os presentes puderam assistir a Palestra Magna “O Futuro da Atividade Notarial e Registral” com o Desembargador do Estado de São Paulo, Ricardo Dip.


Para o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA), Paulo de Tarso Guedes Carvalho, eventos como esse só fortalece mais a classe cartorária, que tanto vem se esforçando para melhorar os serviços oferecidos para a sociedade. “Participar do 2º Congresso de Direito Notarial e Registral do Maranhão é uma grande satisfação, pois fortalece cada vez mais o elo entre as instituições que lutam diariamente pelo fortalecimento dos cartórios maranhenses”.


No segundo dia de congresso, os presentes tiveram a oportunidade de conferir palestras bastante relevantes para a área notarial e registral como “As perspectivas atuais do protesto de títulos” com André Gomes Neto; “Cenprot Nacional” com Luiz Paulo Souto; “Inteligência Emocional” com Ângelo Vargas; “Conformidade Fiscal, necessidade de compliance e o papel do judiciário” com Heber Lira, Thiago Faria e Murilo Moreno; e “LGPD e o Provimento nº 134” com Mário Camargo Neto.


Para Christian Carvalho, superintendente do IEPTB-MA, a troca de experiências de pessoas de diversas regiões no país é essencial para fortalecimento e união da classe cartorária. “Quando nos reunimos em momentos como esse, proporcionamos o surgimento de novas ideias e ações para o setor extrajudicial tanto no nosso estado como no país e isso é sempre muito proveitoso. Que possamos continuar unidos para proporcionar mais momentos como esses para os cartorários do nosso estado”, disse.


No final do segundo dia, os patrocinadores do evento homenagearam alguns titulares de cartórios e sortearam prêmios para vários participantes. O 2º Congresso de Direito Notarial e Registral do Maranhão foi sucesso de público que compareceu, nos dois dias de evento, para trocarem experiências, aprender cada vez mais sobre assuntos da área cartorária e reencontrar colegas depois de tanto tempo.


Fonte: IEPTB/MA


Veja a matéria completa e todas as fotos do evento clicando aqui

Kommentare


bottom of page