CNJ apresenta relatório Justiça em Números 2021 nesta terça



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresenta nesta terça-feira (28/9), às 15h, o Relatório Justiça em Números 2021 (ano-base 2020), em seu canal no YouTube.


Essa é a 17ª edição da publicação, principal fonte de estatísticas oficiais do Poder Judiciário, foi elaborada com dados de um ano caracterizado pela incidência sem precedentes da pandemia global da Covid-19, em relevante contribuição para a formação de um retrato historiográfico e estatístico da atividade judicial brasileira no período.


Entre as informações estão dados sobre a as novas formas de trabalho e o emprego maciço de tecnologia pelos órgãos judiciais. O relatório Justiça em Números 2021 apresentará, também, um capítulo inédito sobre a atividade judicial na tutela dos direitos fundamentais e do meio ambiente no bojo da criação, pelo CNJ, do Observatório dos Direitos Humanos e do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário.


Retrato do Judiciário

Elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, o relatório contém dados orçamentários, quantitativo de pessoal e diagnóstico do desempenho da atividade judicial brasileira abrangendo informações de 90 tribunais em um importante instrumento de transparência e governança do Judiciário.


O levantamento é a principal fonte de mensuração da atividade judicial utilizando indicadores internacionalmente reconhecidos para apuração da eficiência e economicidade dos tribunais e unidades judiciárias, como taxa de congestionamento, número de casos novos por magistrado, índice de atendimento à demanda e indicadores inéditos como o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-jus). Com informações da assessoria do CNJ.


Clique aqui para acompanhar o lançamento da pesquisa



Fonte: Revista Consultor Jurídico, 27 de setembro de 2021.